Condições de Status
Durante as batalhas, os Pokémon
podem sofrer variações em sua saúde, que é o que chamamos de condições de
status (status conditions), que são divididas em duas categorias: Permanente e Temporárias.
As permanentes condinuam com o Pokémon mesmo após ele voltar para a Pokéball, além de um ìcone da condição irá permanecer indicando o status "negativo" ao lado do nome do Pokémon.
Paralyze: Condição induzida principalmente pelo golpe Thunder Wave,
mas também pode ser induzida por outros golpes elétricos, essa condição, como o
nome já diz, paralisa o Pokémon, sendo que esse tem sua Speed(velocidada)
reduzida para 25%, e ainda tem 25% de chances de não atacar durante o turno.
Pokémon elétricos são imunes a paralisia.
Burn: Condição induzida principalmente por Will-o-Wisp, ou também
como efeito secundário de golpes do tipo fogo e Scald, e como o nome já diz, o
Pokémon fica queimado, perdendo 12,5% de seu HP ao final de cada turno, além de
ter seu ataque físico (Attack) reduzido em 50%. Pokémon do tipo fogo não são
afetados por essa condição.
Poison: Essa condição de status pode ser induzida de diversas
formas, principalmente por Toxic, e tem 2 níveis: O primeiro faz o Pokémon
envenenado perder 12,5% de seu HP no fim de cada turno, já o segundo nível, o Badly
Poison, faz com que o Pokémon perca cada vez mais HP no fim de cada turno,
sendo que a contagem recomeça caso o Pokémon retorne à Poké Ball. Pokémon do
tipo Poinson(venenosos) e Steel(Aço) são imunes à essa condição.
Frozen: Nessa condição, o Pokémon fica congelado não pode atacar,
porém, tem 20% de chances de sair da condição já no primeiro turno de
congelamento. Caso seja atingido por um golpe tipo fogo, ou use os movimentos Sacred Fire,
Scald, Fusion Flare, Flare Blitz ou Flame Wheel, ele sai da condição frozen. Um Pokémon não pode
ser congelado durante um Sunny Day.
Sleep: Nessa condição, o Pokémon pode dormir de 1 à 3 turnos,
sendo incapacitado de atacar, a não ser que use Sleep Talk ou Snore. Caso o
Pokémon retorne à Poké Ball, a contagem não é zerada.
Agora vamos falar das condições temporárias, aquelas que passam quando se volta para a Poké Ball e não tem ícone ao lado do Pokémon.
Confusion: Talvez a mais famosa delas, nessa condição, o Pokémon fica
confuso e tem 50% de chance de atacar a si próprio, sendo que o dano é
calculado de acordo com o tamanho do ataque físico e da defesa física de seu
Pokémon confuso, ou seja, ficar confuso depois de usar movimentos que aumentem seu ataque, pode ser
perigoso.
Curse: Realmente uma maldição, este movimento faz o usuários arrancar 1/4 de vida do oponente a cada turno, pagando em troca metade dos seus pontos máximos de vida. O Pokémon atingido por curse não pode ser curado a não ser que ele seja retirado da partida (troca). Caso você use Baton Pass (movimento de trocas no mesmo turno) a maldição será transferida.Encore: Força o Pokémon adversário a repetir o ultimo movimento usado. Na geração II repetia de 2-5 vezes, geração III e IV repetia de 4-8, e atualmente ele fica preso por três turnos nas gerações V e VI.
Seeding: Essa condição é induzida pelo golpe Leech Seed, no qual o
Pokémon que sofreu o golpe perde 1/8 de seu HP ao fim de cada turno, e o
Pokémon que induziu o golpe tem seu HP recuperado na mesma quantidade. Pokémon
do tipo Grass não são afetados pela condição.
Infatuation: É nada mais que ficar apaixonado e têm como consequência os 50% de chances do Pokémon
atacar a si mesmo. Um Pokémon pode ficar apaixonado somente por Pokémon do sexo
oposto, e normalmente se apaixona ao ser atingido peor Attract. Também, quando
um Pokémon atinge um ataque que faça contato no oponente com habilidade Cute
Charm ele (ou ela) tem 30% de chances de se apaixonar. Um Pokémon apaixonado
segurando um Destiny Knot pode fazer o oponente se apaixonar também. O efeito
termina quando o Pokémon é retirado da batalha, consome uma Mental Herb. A
habilidade Oblivious faz com que os Pokémon fiquem imunes à tal condição. Este
estado não pode ser transferido por Baton Pass.
Flinch: Essa condição faz com que o Pokémon não possa atacar em seu
turno, e para funcionar, o usuário deve ter mais velocidade que o alvo. Pokémon
com a habilidade Inner Focus não são afetados por essa condição.
Colaborador: Alex Custódio
Fontes: http://bulbapedia.bulbagarden.net/
Colaborador: Alex Custódio
Fontes: http://bulbapedia.bulbagarden.net/
Bom pessoal, é isso, não citei todas as condições
temporárias, apenas as mais usadas no competitivo. Não se esqueça de deixar sua
dúvida nos comentários, e até a próxima.
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