Condições de Status

Durante as batalhas, os Pokémon podem sofrer variações em sua saúde, que é o que chamamos de condições de status (status conditions), que são divididas em duas categorias: Permanente e Temporárias.

As permanentes condinuam com o Pokémon mesmo após ele voltar para a Pokéball, além de um ìcone da condição irá permanecer indicando o status "negativo" ao lado do nome do Pokémon.


Paralyze: Condição induzida principalmente pelo golpe Thunder Wave, mas também pode ser induzida por outros golpes elétricos, essa condição, como o nome já diz, paralisa o Pokémon, sendo que esse tem sua Speed(velocidada) reduzida para 25%, e ainda tem 25% de chances de não atacar durante o turno. Pokémon elétricos são imunes a paralisia.
Burn: Condição induzida principalmente por Will-o-Wisp, ou também como efeito secundário de golpes do tipo fogo e Scald, e como o nome já diz, o Pokémon fica queimado, perdendo 12,5% de seu HP ao final de cada turno, além de ter seu ataque físico (Attack) reduzido em 50%. Pokémon do tipo fogo não são afetados por essa condição.
Poison: Essa condição de status pode ser induzida de diversas formas, principalmente por Toxic, e tem 2 níveis: O primeiro faz o Pokémon envenenado perder 12,5% de seu HP no fim de cada turno, já o segundo nível, o Badly Poison, faz com que o Pokémon perca cada vez mais HP no fim de cada turno, sendo que a contagem recomeça caso o Pokémon retorne à Poké Ball. Pokémon do tipo Poinson(venenosos) e Steel(Aço) são imunes à essa condição.
Frozen: Nessa condição, o Pokémon fica congelado não pode atacar, porém, tem 20% de chances de sair da condição já no primeiro turno de congelamento. Caso seja atingido por um golpe tipo fogo, ou use os movimentos Sacred Fire, Scald, Fusion Flare, Flare Blitz ou Flame Wheel, ele sai da condição frozen. Um Pokémon não pode ser congelado durante um Sunny Day.
Sleep: Nessa condição, o Pokémon pode dormir de 1 à 3 turnos, sendo incapacitado de atacar, a não ser que use Sleep Talk ou Snore. Caso o Pokémon retorne à Poké Ball, a contagem não é zerada.







Agora vamos falar das condições temporárias, aquelas que passam quando se volta para a Poké Ball e não tem ícone ao lado do Pokémon.



Confusion: Talvez a mais famosa delas, nessa condição, o Pokémon fica confuso e tem 50% de chance de atacar a si próprio, sendo que o dano é calculado de acordo com o tamanho do ataque físico e da defesa física de seu Pokémon confuso, ou seja, ficar confuso depois de usar movimentos que aumentem seu ataque, pode ser perigoso.
Curse: Realmente uma maldição, este movimento faz o usuários arrancar 1/4 de vida do oponente a cada turno, pagando em troca metade dos seus pontos máximos de vida. O Pokémon atingido por curse não pode ser curado a não ser que ele seja retirado da partida (troca). Caso você use Baton Pass (movimento de trocas no mesmo turno) a maldição será transferida.
Encore: Força o Pokémon adversário a repetir o ultimo movimento usado. Na geração II repetia de 2-5 vezes, geração III e IV repetia de 4-8, e atualmente ele fica preso por três turnos nas gerações V e VI.
Seeding: Essa condição é induzida pelo golpe Leech Seed, no qual o Pokémon que sofreu o golpe perde 1/8 de seu HP ao fim de cada turno, e o Pokémon que induziu o golpe tem seu HP recuperado na mesma quantidade. Pokémon do tipo Grass não são afetados pela condição.
Infatuation: É nada mais que ficar apaixonado e têm como consequência os 50% de chances do Pokémon atacar a si mesmo. Um Pokémon pode ficar apaixonado somente por Pokémon do sexo oposto, e normalmente se apaixona ao ser atingido peor Attract. Também, quando um Pokémon atinge um ataque que faça contato no oponente com habilidade Cute Charm ele (ou ela) tem 30% de chances de se apaixonar. Um Pokémon apaixonado segurando um Destiny Knot pode fazer o oponente se apaixonar também. O efeito termina quando o Pokémon é retirado da batalha, consome uma Mental Herb. A habilidade Oblivious faz com que os Pokémon fiquem imunes à tal condição. Este estado não pode ser transferido por Baton Pass.
Flinch: Essa condição faz com que o Pokémon não possa atacar em seu turno, e para funcionar, o usuário deve ter mais velocidade que o alvo. Pokémon com a habilidade Inner Focus não são afetados por essa condição.








Colaborador: Alex Custódio


Fontes: http://bulbapedia.bulbagarden.net/
Bom pessoal, é isso, não citei todas as condições temporárias, apenas as mais usadas no competitivo. Não se esqueça de deixar sua dúvida nos comentários, e até a próxima.

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