O que é Pokémon?

Olá Treinadores e Mestres! Este texto tem um intuito de esclarecer e até mesmo destacar curiosidades sobre o que é pokémon, o universo em que estão inseridos e até mesmo ressaltar informações que já sabemos mas gostariamos de acrescentar ou apenas firmar em nossas mentes de jovem (ou experiente) treinador!



Respondendo a pergunta, o nome Pokémon propriamente dito é "Pocket Monsters (ポケットモンスター), ou simplesmente 'Pokémon' (ポケモン).  O termo Pokémon, além de se referir a própria franquia Pokémon, também se refere as 721 espécies de ficção que aparecem na mídia de Pokémon. Pokémon é a abreviação de Poketto Monsuta ou Pocket Monster, algo como “Monstro de Bolso”, e são chamados assim porque as inúmeras espécies de Pokémon podem ser abrigadas dentro de Pokébolas, um dispositivo tecnológico que captura e “compacta” sua forma física por maior que seja ela, para viajar com seu treinador, professor ou qualquer outra função humana que possa ser exercida.



A franquia começou com um par de jogos lançados para o Game Boy original, em 1995 sobe a criação de Satoshi Tajiri e desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo. Atualmente, a franquia se estende em jogos, cartas colecionáveis, série de televisão, além de filmes, revistas em quadrinhos e brinquedos.


Curiosidades sobre a Criação

Quando criança, Satoshi Tajiri (criador), tinha como diverção a entomologia (ciência que caça e estuda insetos). E assim quando cresceu, Tajiri decidiu não fazer uma faculdade e sempre se demitia dos empregos que seu pai lhe dava para jogar em fliperamas, até que resolveu fazer um curso técnico, criando depois sua revista, conhecida como GameFreak. Trabalhando na revista, Tajiri conheceu Ken Sugimori, com quem fez amizade e trabalhou por um longo tempo.

Ano seguinte, os dois resolveram criar um jogo para o Game Boy, que tinha feito um grande sucesso com Tetris. Ao ver o cabo de Game Link, Tajiri pensou na ideia de passar informações de um Game Boy a outro. Influenciado por séries como Final Fantasy e Dragon Quest e associando a ideia com a metamorfose, Tajiri criou um RPG onde monstros podiam evoluir e serem passados de um portátil a outro. Antes (no mangá de Pokémon chamava de Dengeki pikachu , mais para adultos).

A produção durou dois meses, e este meio tempo, a Nintendo já estava em declínio, e a Sony sem ideias para o portátil. Poucos da Game Freak acreditavam que o jogo faria sucesso e até mesmo por falta de recursos, as ações da empresa estavam em xeque com Pocket Monsters. Em fevereiro de 1996, são lançados Pocket Monsters Red e Green. Inicialmente, os jogos não fizeram sucesso, mas à medida que os meses passavam mais unidades eram vendidas, até chegar a marca de um milhão de cópias em um ano.

         


O Mundo Pokémon


O Mundo Pokémon é o principal planeta conhecido por nós, onde os Pokémon e humanos vivem em harmonia, não libertos de conflitos, mas estes, sempre superados pelo amor bondade e uma eterna ligação entre o Pokémon e o treinador. Este planeta parece e age como o mundo real em termos de geografia e podemos confirmar isto vendo o anime, os jogos e até mesmo os filmes onde sempre é apresentado figuras do universo e do planeta em si. Ambos têm relevo, oceanos e água que suportam a vida, sugerindo que o mundo Pokémon está aproximadamente na mesma distância do nosso ao Sol, e talvez, o mesmo tamanho que nosso planeta Terra. O mundo Pokémon é divido até então nas seguintes regiões: Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh e Unova, e a mais nova Kalos. Elas apresentam uma grande diversidade de formas de relevo e grandes centro políticos e até mesmo comerciais. Fora estas regiões, existem também arquipélagos de ilhas que não pertencem à nenhuma região deixando assim aberto a nossos personagens nos jogos ou até mesmo os protagonista sobre suas descobertas. Cada uma destas regiões tem suas próprias crenças, ritos, lendas e pokémon aos quais se devotam.

A história do universo Pokémon nunca foi contada por completo e são vistos eventos do presente e poucos eventos ocorridos no passado, muitos em forma de lenda. Acredita- se que essa história é bastante extensa e compreende desde um início misterioso, com a criação de Dialga e PalkiaTempo e Espaço (respectivamente) — por Arceus — o criador do universo e de todos os Pokémon, que se originou a partir de um ovo no caos — até um presente, que mostra quais as interações entre os Pokémon e os humanos e quais os fatos ocorridos, bons ou maus, que envolvem a todos.




0 comentários:

Post a Comment