Mudança de Clima

Olá pokémigos, como vocês já devem ter visto ou ouvido falar, no universo dos jogos Pokémon temos os fenômenos climáticos. Irei explicar detalhadamente o que são, o que eles fazem e como tirar proveito deles.
Já existiram seis tipos de climas ao decorrer dos jogos, entretanto, hoje em dia em XY e ORAS, são usados apenas quatro deles, estes são:  Sunny (ensolarado), Rain (chuva), Sandstorm (tempestade de areia), Hail (granizo) e cada tipo de clima dura 5 rodadas (turnos). Antigamente as rodadas tinham efeito indeterminado em campo, agora com esta barragem de apenas 5 rodadas, foram adicionados quatro itens que possibilitam o aumento do clima usado em questão em +3 turnos, e estes itens são:
  • Damp Rock: Aumenta os turnos do Rain Dance ou Drizzle (habilidade).
  • Heat Rock: Aumenta os turnos do Sunny day ou Drought (habilidade).
  • Icy Rock: Aumenta os turnos do Hail ou Snow Warnning (habilidade).
  • Smooth Rock: Aumenta os turnos de Sandstorm ou Sandstream (habilidade).


Sunny (Ensolarado): Existem dois jeitos de colocar o campo de batalha ensolarado, um deles é com a habilidade Drought que só Vulpix, Ninetails, Groudon e Charizard Y possuem, e por meio do movimento Sunny Day. E são muito usados para fortalecer Pokémon do tipo Fogo e Planta.
Efeitos:
  1. Aumenta o dano de golpes de fogo em 50%,
  2. Reduz o dano de golpes aquaticos em 50%,
  3. O Pokémon Cherrin muda de forma, ganhando 50% de Sp.Atk e Sp.def,
  4. Castform se transforma em Pokémon tipo Fogo,
  5. Weather Ball aumenta o dano em 100% e vira do tipo Fogo,
  6. Chance de acerto do movimento Thunder é reduzido em 25% (de 70% cai para 50%),
  7. Chance de acerto do movimento Hurricane é reduzido em 20% (de 70% cai para 50%),
  8. O movimento Growth dobra sua efetividade,
  9. O movimento Solar Beam é utilizado no mesmo turno, sem precisar esperar o próximo,
  10. Os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 66,6% do HP,
  11. Os Pokémon não podem ser congelados,
  12. Pokémon com a habilidade Chlorophyll duplica sua velocidade,
  13. Pokémon com a habilidade Leaf Guard não são atingidos por efeitos negativos,
  14. Pokémon com a habilidade Harvest passam a ter 100% de chance de recuperar a Berry,
  15. Pokémon com habilidade Solar Power ganham 50% de Sp.atk, entretanto, perdem 12.5% de HP por turno,
  16. Pokémon com a habilidade Dry Skin recebem 25% de dano a mais e perdem 12.5% de HP por rodada,
  17. Pokémon não pode ser congelado (frozen).

Rain (Chuva): Assim como o Sunny Day, este clima também tem duas maneiras de ser colocado em campo, um deles é pela habilidade Drizzle que somente Politoed e o Kyogre possuem, e pelo movimento Rain Dance. O movimento Rain Dance é muito usado para fortalecer Pokémon do tipo Água e Elétrico.

Efeitos:
  1. Aumenta o dano de golpes do tipo aquáticos em 50%,
  2. Reduz o dano de golpes do tipo fogo em 50%,
  3. Chance de acerto do movimento Thunder é aumentado em 30% (de 70% vai pra 100%),
  4. Reduz o dano do golpe Solar Beam em 50% (de 120 de dano, cai para 60 de dano),
  5. Os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 25% do HP,
  6. O movimento Hurricane tem sua precisão perfeita (100%),
  7. Castform se transforma em Pokémon tipo água,
  8. Weather Ball aumenta o dano em 100% e vira do tipo água,
  9. Pokémon com habilidade Dry Skin cura 12,5% de HP por turno e recebem 25% de HP quando atacado por golpes do tipo Água,
  10. Pokémon com a habilidade Rain Dish recuperam 6,25% do seu hp no final do turno,
  11. Pokémon com a habilidade Hydratation se recupera de qualquer efeito negativo no final do turno em que a chuva estiver ativa,
  12. Pokémon com a habilidade Swift Swin dobram sua Speed.

Hail (Granizo): Os modos de ativação do Hail são por meio da habilidade Snow Warning que somente o Snover e o Abomasnow (normal e mega) tem, ou pelo movimento Hail que pode ser colocado na maioria dos pokemons de Gelo.
Efeitos: 
  1. Todos os Pokémon que não é do tipo gelo perde 6,25% de HP, com exceção de quem tem  a habilidade Overcoat,
  2. O movimento Blizzard tem sua precisão perfeita (100%),
  3. O dano do movimento Solar Beam é reduzido em 50%,
  4. Os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 25% do HP,
  5. Weather Ball aumenta o dano em 100% e vira do tipo gelo,
  6. Os Pokémon com a habilidade Snow Cloak ganham 20% de evasão,
  7. Os Pokémon com a habilidade Ice Body ganham 6,25% de HP por turno,
  8. Castform se transforma em Pokémon tipo Gelo.

Sandstorm (Tempestade de areia): Os dois modos de ativação são pelo movimento Sandstorm e pela habilidade Sand Stream, aprendida somente por Tyranitar (normal e mega), Hippopotas e Hippowdon. O clima é benéfico para Pokémon do tipo Pedra, Metal e Terrestre.
Efeitos:
  1. Todo Pokémon que não é tipo metal, pedra e terrestre tomam perdem 6,25% de HP,
  2. Todo Pokémon do tipo pedra ganha 50% de Sp.Def,
  3. O dano do movimento Solar Beam é reduzido em 50%,
  4. Weather Ball aumenta o dano em 100% e vira do tipo pedra,
  5. Os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 25% do HP,
  6. Pokemons com habilidade de Sand Veil ganham 20% de evasão,
  7. Pokémon com habilidade Sand Rush dobram a sua velocidade (speed),
  8. O Pokémon com habilidade Sand Force ganham 33% de dano nos movimentos do tipo Pedra, Metal e Terrestre.




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