Mudança de Clima
Olá pokémigos,
como vocês já devem ter visto ou ouvido falar, no universo dos jogos Pokémon temos os fenômenos climáticos. Irei explicar detalhadamente o que são, o
que eles fazem e como tirar proveito deles.
Já existiram
seis tipos de climas ao decorrer dos jogos, entretanto, hoje em dia em XY e ORAS, são usados apenas quatro
deles, estes são: Sunny (ensolarado),
Rain (chuva), Sandstorm (tempestade de areia), Hail (granizo) e cada tipo de
clima dura 5 rodadas (turnos). Antigamente as rodadas tinham efeito indeterminado em campo, agora com esta barragem de apenas 5 rodadas, foram adicionados quatro itens que possibilitam o aumento do clima usado em questão em +3 turnos, e estes itens são:
- Damp Rock: Aumenta os turnos do Rain Dance ou Drizzle (habilidade).
- Heat Rock: Aumenta os turnos do Sunny day ou Drought (habilidade).
- Icy Rock: Aumenta os turnos do Hail ou Snow Warnning (habilidade).
- Smooth Rock: Aumenta os turnos de Sandstorm ou Sandstream (habilidade).
Sunny (Ensolarado):
Existem dois jeitos de
colocar o campo de batalha ensolarado, um deles é com a habilidade Drought que
só Vulpix, Ninetails, Groudon e Charizard Y possuem, e por meio do movimento Sunny
Day. E são muito usados para fortalecer Pokémon do tipo Fogo e Planta.
Efeitos:
- Aumenta o dano de golpes de fogo em 50%,
- Reduz o dano de golpes aquaticos em 50%,
- O Pokémon Cherrin muda de forma, ganhando 50% de Sp.Atk e Sp.def,
- Castform se transforma em Pokémon tipo Fogo,
- Weather Ball aumenta o dano em 100% e vira do tipo Fogo,
- Chance de acerto do movimento Thunder é reduzido em 25% (de 70% cai para 50%),
- Chance de acerto do movimento Hurricane é reduzido em 20% (de 70% cai para 50%),
- O movimento Growth dobra sua efetividade,
- O movimento Solar Beam é utilizado no mesmo turno, sem precisar esperar o próximo,
- Os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 66,6% do HP,
- Os Pokémon não podem ser congelados,
- Pokémon com a habilidade Chlorophyll duplica sua velocidade,
- Pokémon com a habilidade Leaf Guard não são atingidos por efeitos negativos,
- Pokémon com a habilidade Harvest passam a ter 100% de chance de recuperar a Berry,
- Pokémon com habilidade Solar Power ganham 50% de Sp.atk, entretanto, perdem 12.5% de HP por turno,
- Pokémon com a habilidade Dry Skin recebem 25% de dano a mais e perdem 12.5% de HP por rodada,
- Pokémon não pode ser congelado (frozen).
Rain (Chuva): Assim como o Sunny Day, este clima também tem duas maneiras de ser colocado em campo, um deles é pela habilidade Drizzle que somente Politoed e o Kyogre possuem, e pelo movimento Rain Dance. O movimento Rain Dance é muito usado para fortalecer Pokémon do tipo Água e Elétrico.
Efeitos:
- Aumenta o dano de golpes do tipo aquáticos em 50%,
- Reduz o dano de golpes do tipo fogo em 50%,
- Chance de acerto do movimento Thunder é aumentado em 30% (de 70% vai pra 100%),
- Reduz o dano do golpe Solar Beam em 50% (de 120 de dano, cai para 60 de dano),
- Os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 25% do HP,
- O movimento Hurricane tem sua precisão perfeita (100%),
- Castform se transforma em Pokémon tipo água,
- Weather Ball aumenta o dano em 100% e vira do tipo água,
- Pokémon com habilidade Dry Skin cura 12,5% de HP por turno e recebem 25% de HP quando atacado por golpes do tipo Água,
- Pokémon com a habilidade Rain Dish recuperam 6,25% do seu hp no final do turno,
- Pokémon com a habilidade Hydratation se recupera de qualquer efeito negativo no final do turno em que a chuva estiver ativa,
- Pokémon com a habilidade Swift Swin dobram sua Speed.
Efeitos:
- Todos os Pokémon que não é do tipo gelo perde 6,25% de HP, com exceção de quem tem a habilidade Overcoat,
- O movimento Blizzard tem sua precisão perfeita (100%),
- O dano do movimento Solar Beam é reduzido em 50%,
- Os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 25% do HP,
- Weather Ball aumenta o dano em 100% e vira do tipo gelo,
- Os Pokémon com a habilidade Snow Cloak ganham 20% de evasão,
- Os Pokémon com a habilidade Ice Body ganham 6,25% de HP por turno,
- Castform se transforma em Pokémon tipo Gelo.
Sandstorm (Tempestade
de areia): Os dois
modos de ativação são pelo movimento Sandstorm e pela habilidade Sand Stream, aprendida somente por Tyranitar (normal e mega), Hippopotas e Hippowdon. O clima é benéfico para Pokémon do tipo Pedra, Metal e Terrestre.
Efeitos:
- Todo Pokémon que não é tipo metal, pedra e terrestre tomam perdem 6,25% de HP,
- Todo Pokémon do tipo pedra ganha 50% de Sp.Def,
- O dano do movimento Solar Beam é reduzido em 50%,
- Weather Ball aumenta o dano em 100% e vira do tipo pedra,
- Os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 25% do HP,
- Pokemons com habilidade de Sand Veil ganham 20% de evasão,
- Pokémon com habilidade Sand Rush dobram a sua velocidade (speed),
- O Pokémon com habilidade Sand Force ganham 33% de dano nos movimentos do tipo Pedra, Metal e Terrestre.
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