Tipos Pokémon
Todos os treinadores, devem ter o conhecimento dos atuais 18 tipos de pokémon que existem. Logo abaixo iremos descrever um pouco de seu tipo, suas forças e fraquezas eminentes, dentro e fora dos jogos. Boa parte do universo Pokémon tem dois tipos, podendo ser mesclados entre si; deixando-os mais fortes e/ou mais vulneráveis à suas fraquezas.
Tipo: Inseto
Características: São ótimos companheiros de time, integrados a outros Pokémons, sendo em sua maioria ofensivos. Tem baixas defesas na maioria das vezes, e sendo pouco efetivos contra fogo, voador e tipo pedra, mas resistentes a Pokémon tipo lutador e terrestre, e super-efetivos contra psíquicos, noturnos e tipos grama, seus golpes são defendidos por sete tipos (fogo, voador, lutador, venenoso, fantasma, metal e fadas), mesmo assim são ótimos principalmente mesclados com um tipo secundário, e contando com um ótimo repertório de estratégias e golpes.
Especialistas: Bugsy (Johto), Aaron (E4 Sinnoh), Burgh (Unova), Viola (Kalos).
Ataques Comuns: Bug Bite, Stick Web, Bug Buzz, Quiver Dance, Megahorn, X-Scissor.
Habilidades Exclusivas: Swarm, Compound Eyes, Shield Dust
Habilidades Exclusivas: Swarm, Compound Eyes, Shield Dust
Tipo: Noturno
Características: Como podemos observar nenhum ginásio curiosamente usa estes tipos, sendo até o momento exclusivos para membros de equipes vilãs ou membros Elite 4. São bastante resistentes a seu próprio tipo, resistentes a tipo fantasma e imunes a tipo psíquicos, sendo efetivos para estes dois tipos citados. Suas fraquezas são tipos lutador, fadas e insetos. São ótimos parceiros de Pokémons tipo venenoso retirando sua fraqueza a psíquicos (pela sua imunidade), deixando-os vuneráveis à apenas tipos terrestre.
Especialistas: Karen (E4 Kanto), Sidney (E4 Hoenn), Grimsley (E4 Unova).
Ataques Comuns: Knock Off, Pursuit, Dark Pulse, Taunt, Crunch, Foul Play, Nasty Plot.
Habilidades Exclusivas: Não possui.
Tipo: Dragão
Características: Defensivos contra tipos àgua, fogo, grama e elétrico. Suas fraquezas ficam por conta de tipos gelo, podendo ser até dobradas por seus tipos secundários, são fracos contra seu próprio tipo e atualmente são fracos contra fadas, que entraram no jogo para balancear a parte ofensiva dos dragões (sendo imunes à eles). Dragões são ótimos ofensivamente, conhecidos também como pseudo-lendários com ataques físicos e especiais de alta pontência, sendo resistidos apenas pelos tipos metálicos ou neutralizados por fadas. Sua variedade de movimentos é vasta podendo até mesmo ganhar mais força com seus tipos secundários.
Especialistas: Lance (Kanto Champ.), Clair (Johto), Drake (E4 Hoenn), Drayden (Unova), Iris (UnovaChamp.), Drasna (E4 Kalos).
Ataques Comuns: Dragon Dance, Dragon Claw, Draco Meteor, Outrage, Dragon Tail.
Habilidades Exclusivas: Não possui.
Habilidades Exclusivas: Não possui.
Tipo: Elétrico
Características: De modo geral tem defesas médias, e defesas especiais acima da média, são um dos poucos tipos que tem apanas uma fraqueza (quando compartilham apenas seu tipo puro). Ofensivamente são fortes contra àgua e voadores que são bastante usados em batalhas, sendo até mesmo rápidos em sua maioria, e não podendo ser paralisados por Thunder Wave (move) a partir da geração VI. Seu tipo é resistido por Pokémon grama, dragão e ele mesmo. Defensivamente fracos contra tipos terrestres (que são imunes à eletricos) e resistentes a pokémon tipo metal, voador e elétrico como dito anteriormente.
Especialistas: Lt. Surge (Kanto), Wattson (Hoenn), Volkner (Sinnoh), Elesa (Unova). Clemont (Kalos).
Ataques Comuns: Thunder, Thunder Wave, Thunderbolt, Volt Switch, Thunder Punch, Discharge.
Habilidades Exclusivas: Static, Motor Drive, Volt Abosrb.
Tipo: Fadas
Características: Fadas foram inseridas na atual geração VI, com o intuito de equilibrar o reinado intenso dos dragões, sendo imune e efetiva aos mesmos. São super-efetivas a dragão, lutador e noturnos, e resistem bem a tipos insetos e aos mesmos tipos dos quais é efetivo. São fracas contra veneno e metal, e são resistidas por veneno, metal e fogo. Sua força é reforçada em suas boas defesas especiais, com defesas físicas de média a baixa (com excepções). De modo geral consegue defender bem os times aos quais fazem parte, sendo ótimas barreiras, e também com funções de curar vida e estados negativos.
Especialistas: Valerie (Kalos).
Ataques Comuns: Moonblast, Moonlight, Draining Kiss, Dazzling Gleam, Play Rough.
Habilidades Exclusivas: Pixilate
Habilidades Exclusivas: Pixilate
Tipo: Lutador
Características: Pokémon tipo Lutador são ótimos parceiros de time com resistências a tipo inseto,pedra e tipo noturno, tendo desvantagem para tipos psíquicos, voadores e as fadas apartir da geração VI. Tipos lutador mesclam bastante seus tipos a outros, como voador, metal, fogo e até mesmo venenoso onde conseguem se defender de fadas. Pokémon lutador são super efeitos a tipos metal, gelo, pedra, normal e noturno, não sendo efetivos contra inseto, voador, fada, psíquicos e pokémon fantasma são imunes aos ataques do tipo lutador, que pode ser corrigido por movimentos como Oddor Sleuth e Foresight ou a habilidade Scrappy, para acertar tipos fantasma. São ótimos e recomendados para todos os times sendo super efetivos a cinco tipos diferentes e tendo uma vasta gama de ataques diferenciados entre outros tipos.
Especialistas: Bruno (E4 Kanto), Chuck (Johto), Brawly (Hoenn), Maylene (Sinnoh). Marshal (E4 Unova, Korrina (Kalos)
Ataques Comuns: High Jump Kick, Close Combat, Drain Punch, Mach Punch, Focus Blast.
Habilidades Exclusivas: Não possui.
Tipo: Fogo
Características: Um dos três tipos iniciais do jogo. São defensivamente fracos contra àgua, terrestre e pedra, tipos que costumam em sua maioria das vezes ser ofensivos ou terem grandes status para se defender. Seu tipo é super-efetivo À tipos grama, inseto, gelo, metal, e são resistentes aos tipos fada, gelo, grama, fogo, e metal. Seus golpes não costumam afetar, tipos pedra, àgua, fogo e dragão. Uma boa vantagem é usar seus ataques físicos já que não podem ser afetados por ataques que queimam e reduzem seu ataque, mas infelizmente possui defesas abaixo da média que os fazem entrar em campo com menos frequência do que os outros. De modo geral são ofensivos, com grande poder em ataque especial e físico, sem contar a ajuda adicional da mudança climática para sol intenso, deixando-os mais perigosos.
Especialistas: Blaine (Kanto), Flannery (Hoenn), Flint (E4 Sinnoh), Chili (Unova), Malva (E4 Kalos).
Ataques Comuns: Flametrower, Fire Blast, Fire Punch, Flare Blitz, Will o Wisp, Overheat .
Habilidades Exclusivas: Blaze, Flame Body, Flash Fire, Magma Armor, White Smoke.
Habilidades Exclusivas: Blaze, Flame Body, Flash Fire, Magma Armor, White Smoke.
Tipo: Voador
Características: Voando livremente pelos ares os tipos voador, são ótimos, sobre saindo ao time terrestre aos quais são imunes e sendo super-efetivos aos tipos inseto, grama e lutador. Suas fraquezas ficam por conta de ataques de gelo, elétrico, e pedra, além de compartilharem na maioria das vezes outro tipo, o que deixam com mais fraquezas a outros tipos ou até mesmo fraqueza quádrupla como exemplo pokémon tipo Àgua/Voador, recebendo dano multiplicado por quatro do tipo elétrico. Conseguem recuperar sua vida com ataques como Roost, tem boa adaptação a climas levando dano normal ou não tendo nenhum status reduzido. Resistem aos mesmos tipos aos quais ataca, e não são muito eficazes contra mteal, pedra e elétricos. De modo geral conseguem atender e dar suporte para maioria dos tipos.
Especialistas: Falkner (Johto), Winona (Hoenn), Skyla (Unova).
Ataques Comuns: Hurricane, Brave Bird, Roost, Fly, Acrobatics, Air Slash, Bounce, Defog.
Habilidades Exclusivas: Aerilite, Big Pecks, Multiscale.
Tipo: Fantasma
Características: Travessuras ou gostosuras? Este é o lema dos tipos fantasmas. Valiosos contra tipos lutador sendo imunes ao seus golpes por terem seus corpos com poder de tangibilidade, conseguem escapar de armadilhas com mais facilidade, assim como fugir de batalhas selvagens indesejadas. Até a geração VI não tinham muitas fraquezas, a não ser que o pokémon atacante possui-se a habilidade de acertar fantasmas (scrappy), fazendo assim os tipos noturnos parceiros ideais para tipos fantasma e vice-versa. Tem fraquezas contra ele mesmo e contra tipos noturno, são resistentes a ataques de tipo inseto, veneno, e imunes aos tipos lutador e ao tipo normal. Conseguem ser super-efetivos aos tipos Psíquicos e a eles mesmos, e não sendo nada efetivos aos tipos norturno, e aos tipo normal que são imunes a ataques fantasma.
Especialistas: Agatha (E4 Kanto), Morty (Johto), Phoebe (E4 Hoenn), Fantina (Sinnoh), Shauntal (E4 Unova).
Ataques Comuns: Shadow Ball, Curse, Shadow Sneak, Shadow Claw, Destiny Bond, Hex.
Habilidades Exclusivas: Cursed Body.
Habilidades Exclusivas: Cursed Body.
Tipo: Grama
Características: Defensivamente tem grande potencial contra água, elétrico, terra e a ele próprio, embora tenham desvantagens aos tipos voador, fogo, inseto e gelo que são tipos comuns ofensivamente, os outros pontos fracos são pouco usados ofensivamente como o tipo venenoso, e boa parte dos tipos grama conseguem superar este tipo de fraqueza com seus tipos secundários. De modo geral Pokémon grama parece ser mais afetados por mudanças climáticas, podendo até mesmo ganhar efeitos positivos e negativos sobre os climas de sol intenso ou chuva intensa.
Especialistas: Erika (Kanto), Gardenia (Sinnoh), Cilan (Unova), Ramos (Kalos).
Ataques Comuns: Leaf Storm, Spore, Leech Seed, Stun Spore, Solar Beam, Giga Drain, Synthesis.
Habilidades Exclusivas: Chlorophyll, Effect Spore, Harvest, Leaf Guard, Overgrow.
Habilidades Exclusivas: Chlorophyll, Effect Spore, Harvest, Leaf Guard, Overgrow.
Tipo: Terrestre
Características: Os tipos terrestres, são ótimos apesar de sua fraqueza a àgua, grama e gelo, com sua base de HP e Defesas altas, consegue resistir à boa parte dos golpes, deixando a desejar apenas em suas defesas especiais. São super-efetivos aos tipos elétrico, metal, pedra, fogo e veneno. Não são efeitos a insetos e tipo grama, Sua imunidade a tipos elétricos os tornam de boa ajuda para os times sem contar sua resistência a veneno e pedra, e cobrindo o seu time com cinco super-efetividades de espécias que costumam ser ofensivas. De modo geral seu tipo tem vantagens que conseguem cobrir sua desvantagem, sem contar que podem ter tipo duplo fazendo-os ficarem com mais imunidade ou até mesmo multiplicar suas fraquezas.
Especialistas: Giovanni (Kanto), Bertha (E4 Sinnoh), Clay (Unova).
Ataques Comuns: Earthquake, Earth Power, Drill Run, Bulldoze, Dig, Spikes.
Habilidades Exclusivas: Arena Trap.
Tipo: Gelo
Características: Defensivamente tem fraquezas a fogo, pedra, metal e lutador, e são resistentes a seu próprio tipo. Os são gelo são poderosos e tem efetividade contra tipo dragão, voador, gelo e terresre, não sendo efetivos a tipos àgua, fogo, metal e a ele mesmo. Tipos gelo tem fraquezas muito eminentes então não costumam ser usados nas defesas. De modo geral boa parte também aprende movimentos tipo àgua ou tem tipos duplos, cobrindo sua fraquza a fogo e pedra, deixando sua usagem mais fácil em campo, e apartir da geração VI aprenderam o novo movimento Freeze-Dry ganhando vantagem extra dando super-efetivo aos tipos àgua.
Especialistas: Loreley (E4 Kanto), Pryce (Johto), Glacia (E4 Hoeen), Candice (Sinnoh), Brycen (Unova), Wulfric (Kalos).
Ataques Comuns: Blizzard, Ice Beam, Freeze-Dry, Ice Punch, Icicle Crash, Ice Fang, Ice Shard.
Habilidades Exclusivas: Refrigerate, Snow Cloak, Snow Warning, Ice Body .
Habilidades Exclusivas: Refrigerate, Snow Cloak, Snow Warning, Ice Body .
Tipo: Normal
Características: Tipos normal são queridos e odiados por muitos, pois conseguem ter um status em HP acima da média com defesas bem distribuídas. Tem apenas fraqueza para tipos lutador e imunidade a tipos fantasma, não havendo nenhuma resistência. Com o uso comum dos bastante ofensivos tipos lutador, times com tipo normal devem contar com a ajuda de fadas ou psíquicos que poderam naturalmente defende-los. De modo geral são resisdos por pedra e metal, e fantasmas são imunes. Seu poder ofensivo fica por conta da bonificação de seus movimentos ou então a cobertura de suas habilidades, tendo maioria das vezes efeitos secudário, sem contar a vasta gama de movimentos diferentes do tipo noturno, terrestre ou lutador. Sua incapacidade de bater em fantasmas pode ser compensada por Foresight e Odor Sleuth ou a habilidade Scrappy.
Especialistas: Whitney (Johto), Norman (Hoenn), Lenora/Cheren (Unova), Ramos (Kalos).
Ataques Comuns: Hyper Beam, Return, Quick Attack, Body Slam, Encore, Extreme Speed.
Habilidades Exclusivas: Tangled Feet.
Tipo: Venenoso
Características: De modo geral até a entrada das fadas era um tipo totalmente esquecido, e atualmente com a entrada de tanta fada no jogo, e sua eminente fraquesa ao tipo poison, eles novamente ganharam nova força dentro do jogo. Defensivamente fracos aos tipos terrestre e ao tipo psíquico, resistindo aos insetos, fadas, lutadores, grama e ao próprio tipo. Golpes venenosos são super-efetivos a pokémon tipo grama e fada, e não efetivos contra fantasma, terrestre, venenoso e tipo pedra, e o tipo metal são imunizados. Uma boa vantagem ao tipo venenoso é que são imunes a veneno, e conseguem também retirar Toxic Spikes (movimento) que pode estar atrapalhando seu campo (salvo as exceções a pokémon que voam ou levitam) assim que entram em contato. Sua fraqueza pode ser muito bem coberta por pokémon tipo noturno tornando-os ótimos aliados e cobrindo suas fraquezas,
Especialistas: Janine (Kanto), Koga (E4 Kanto), Roxie (Unova), Equipe Rocket.
Ataques Comuns: Sludge Bomb, Sludge Wave, Toxic, Toxic Spikes, Poison Jab, Gunk Shot.
Habilidades Exclusivas: Liquid Ooze, Stench.
Habilidades Exclusivas: Liquid Ooze, Stench.
Tipo: Psíquicos
Características: Contam com um vasto poder metal, e uma inteligência invejável, são resistentes a ataques do tipo lutador e a seu próprio tipo. E são defensivamente vulneráveis aos tipos inseto, noturno e fantasma. Seus golpes são super-efetivos aos tipos lutador, venenoso e não muito eficazes ao tipo metal. Sua super força foi equilibrada na geração II onde introduziram ao jogo os tipos noturnos que são imunes ao tipo psíquico. De forma geral são detentores de altos ataques especiais, conseguem se defender de suas ameaças com seus tipos duplo, e também conseguem ter uma variedade de ataque vantajosa capazes de mesclar movimentos fada, lutador, fogo e até mesmo fantasma.
Especialistas: Sabrina (Kanto), Will (E4 Kanto), Tate/Liza (Hoenn), Lucian (E4 Sinnoh), Caitlin (E4 Unova), Olympia (Kalos).
Ataques Comuns: Psychic, Psyshock, Zen Headbutt, Hypnosis, Light Screen, Magic Coar, Trick.
Habilidades Exclusivas: Forewarn.
Tipo: Pedra
Características: Defensivamente vulneráveis a grama, lutador, terrestre, metal e àgua, mas são bastante resistentes a voadores, fogo, normais e tipos venenoso. Ofensivamente são super-efetivos a tipos inseto, fogo, voador e gelo. não sendo efetivos a lutador , terrestre e metal. Fortes como uma rocha, eles conseguem permanecer em campo mesmo com suas defesas especiais baixas, pois tem altos status em defesa física e HP, e desde a geração IV quando o clima é mudado para Sandstorm (move e habilidade), este tipo ganha mais 50% de defesa especial, além de serem imunes ao dano residual causado por ela. Maioria dos pokémon tipo pedra aprendem Stealth Rock (move), que é de grande ajuda deixando a entrada do oponente já minada, e inutilizando maioria das vezes tipos voadores, insetos e fogo.
Especialistas: Brock (Kanto), Roxanne (Hoenn), Roark (Sinnoh), Grant (Kalos).
Ataques Comuns: Rock Blast, Stone Edge, Rock Slide, Stealth Rock, Sandstorm, Ancient Power.
Habilidades Exclusivas: Não possui.
Habilidades Exclusivas: Não possui.
Tipo: Metal
Características: Tipos metálicos são conhecidos como um dos melhores tipos do jogo, sendo fracos para lutadores, fogo, e terrestre, e tendo resistência e tipos normal, grama, gelo, voador, psíquicos, inseto, pedra, dragão, fada, a ele próprio e sendo imunes a veneno, ou seja a resistência do tipo metal é realmente alta dentre e fora do jogo cobrindo 10 tipos diferentes. Ofensivamente são super efetivos ao tipo gelo, fada e pedra. e não efetivos contra tipos fogo, àgua, metal e elétrico. Sua força mesclada a um segundo tipo conseguem dar ao tipo metal mais opções de ataques físicos e especiais mesmo esse sendo abaixo da média, ainda consegue ter movimentos poderosos, de modo geral os tipos metálicos são ótimos tanto no ataque que na maioria das vezes são melhorados por um segundo tipo, quanto nas defesas onde podem barrar vários tipos e contra-atacar com seu ótimo repertório de movimentos.
Especialistas: Jasmine (Johto), Steven (Champion Hoeen), Byron (Sinnoh), Wikstrom (E4 Kalos).
Ataques Comuns: Flash Canon, Iron Head, Bullet Punch, Gyro ball, Iron Defese, Meteor Mash.
Habilidades Exclusivas: Heavy Metal, Light Metal.
Habilidades Exclusivas: Heavy Metal, Light Metal.
Tipo: Água
Características: Também considerado um dos melhores tipos do jogo os tipos aquáticos conseguem resistir a fogo, gelo, metal e a ele próprio, sendo defensivamente fracos a elétricos e grama. Os golpes tipo água tem grande efetividade à tipos fogo, terrestre e pedra, e não são muito efetivos em dragões, grama e a seu próprio tipo. Tem ótimos status que podem ser dobrados em baixo do clima chuva (causado por Rain Dance), um dos melhores climas do jogo que reduz 50% dos ataques tipo fogo, aumenta os ataques tipo água, além de aumentar por meio de habilidade sua velocidade, absorver água ou até mesmo curar estados negativos.
Especialistas: Misty (Kanto), Juan/Wallace (Hoenn), Crasher (Sinnoh), Cress/Marlon (Unova). Siebold (E4 Kalos).
Ataques Comuns: Scald, Hydro Pump, Surf, Aqua Ring, Aqua Jet, Waterfall, Dive, Rain Dance.
Habilidades Exclusivas: Drizzle, Mega Laucher, Rain Dish, Torrent, Water Veil.
Bom pessoal espero que tenham gostado da breve apresentação de cada tipo disposto no jogo, e que tenham compreendido como podem ser usados, seu potencial e suas fraquezas, suas habilidade e ataques comuns, além de quem serão seus mestres dentro do universo Pokémon.
Habilidades Exclusivas: Drizzle, Mega Laucher, Rain Dish, Torrent, Water Veil.
Bom pessoal espero que tenham gostado da breve apresentação de cada tipo disposto no jogo, e que tenham compreendido como podem ser usados, seu potencial e suas fraquezas, suas habilidade e ataques comuns, além de quem serão seus mestres dentro do universo Pokémon.
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